Habemus Scienti!

Sou André Uchôa e é com muito prazer que volto a público para lhes apresentar a Scienti.

Os últimos anos foram cheios de enormes desafios e oportunidades e de conquistas ainda maiores. Analisando vinte e nove anos de carreira nessa loucura que é o mundo da computação – levei um susto agora, quando fiz as contas – percebi como os últimos treze, na VTEX, pude fazer o que eu acreditava que deveria ser feito ao se construir um software, ao abordar e resolver problemas, ao montar times, mas, principalmente, ajudar a provar que era possível sim construir um serviço global aqui no Brasil.  

Deixei a VTEX pensando que estava na hora de aproveitar a vida sem tantos compromissos e pressões, só com minha família e amigos, sentar na varanda e desfrutar a vista. Nesses últimos meses também percebi que sou capaz de muitas coisas, mas que ainda não sou capaz de aproveitar a vida e curtir a vista sem estar construindo algo novo.

Meu trabalho mais recente esteve focado em compliance e em cybersecurity. Certificações e atestações, leis de privacidade de dados pelo mundo, como LGPD e GDPR, processos de segurança digital e inteligência cibernética.  Ao lidar com essas questões pude perceber que onde a maioria das pessoas vê exigências a serem cumpridas há, na verdade, oportunidades de amadurecimento e crescimento corporativo. Oportunidades de aprender com quem passou por isso antes. Frameworks e padrões são a chance de conhecer as jornadas de outras empresas a partir das conclusões escritas por um monte de gente inteligente e que as viveu. Estudar isso e transformar sua própria jornada ao combinar toda essa experiência coletiva com a sua é incrível.

Compliance e cybersecurity são sim assuntos complexos, sobre os quais devemos estar atentos e nos preocupar, mas não precisam ser difíceis. Com as ferramentas e as pessoas certas, ambos podem se tornar muito mais fáceis de lidar. As pessoas certas eu tive. As ferramentas busquei e encontrei algumas, mas não achei muito do que precisávamos ou gostaríamos. 

Nesse período conheci uma advogada. Michele Veiga viveu os desafios da criação de sua própria marca e produtos, bem como os de vendê-los através da Internet sem background em tecnologia, aprendendo pela necessidade e consciente, por formação, da importância de estar em conformidade com exigências legais e de mercado.  Acabou se apaixonando também por compliance e pelo mundo das soluções de tecnologia.

Mais uma vez o encontro de experiências aponta o caminho para a jornada.  Está na hora de construir algo novo.  Esse caminho começa na possibilidade de criar uma solução de simples utilização, ao mesmo tempo que robusta para lidar com os problemas complexos de compliance e cybersecurity, de forma completa e apoiada em todo aquele conhecimento e experiências de uma comunidade tão grande mas que ainda precisa se enxergar melhor como tal.

Convido cada um de vocês a acompanhar a Scienti e embarcar conosco. Estamos começando o desenvolvimento de nossa solução com a colaboração de alguns dos profissionais mais competentes que conheci em suas áreas de atuação, e em conjunto com alguns parceiros e clientes em um beta fechado. Em alguns meses esperamos abrir um pouco mais, na medida em que a plataforma amadureça. O blog da Scienti servirá para falarmos de temas de interesse em compliance e cybersecurity e para informarmos como estão as coisas com mais detalhes sobre o que está chegando.

A Scienti quer ajudar outras empresas que têm capacidade para conquistar novos mercados, no Brasil e fora dele, mas que precisam conseguir demonstrar essa capacidade. Que cada uma delas possa declarar seu futuro desejado e caminhar em direção a ele contando conosco para ajudar a derrubar muitos dos obstáculos que surgirão.  Que estejam prontas para lidar com demandas e riscos enquanto constroem algo novo e que não se arrependam por não terem se desafiado.

André Uchôa

André Uchôa é co-fundador da Scienti e apaixonado pela criação de novas soluções para problemas novos ou antigos.

https://www.scienti.com.br/
Anterior
Anterior

Zero Trust: Por que não posso confiar em ninguém?