Frameworks de compliance como ferramenta de amadurecimento da segurança digital

Frameworks de compliance são essenciais para um bom funcionamento de monitoramento e perpetuação das políticas internas da empresa. Já passamos do tempo de ter um compliance desligado do operacional e do dia-a-dia dos nossos negócios - e já vimos diversos exemplos de como isso pode atrasar o desenvolvimento das empresas, tornando adaptações mais complexas e demoradas. 

Estamos, hoje, em um mundo globalizado, conectado e em constante mudança. Um mundo no qual o compliance está sempre se adaptando e reinventando conforme as mudanças sociais e legislativas acontecem. Sem um framework, a governança permite que exista entre o compliance e a sua operação um espaço - uma espécie de ruído - que cria dissonâncias entre o que está no compliance e o que está sendo feito. 

Para entender melhor a importância desses frameworks, precisamos começar do início e responder algumas perguntas. O que são, afinal, frameworks de compliance? Como esse framework pode ser uma ferramenta para promover o amadurecimento da segurança digital da minha empresa? O que framework de compliances e segurança digital tem em comum? A Scienti vai te ajudar a entender tudo isso.

Frameworks de compliance: o que são

Framework vem do inglês “estrutura” e se refere ao alicerce de algo. O framework de compliance é, então, uma série de regras e protocolos estruturados que dão corpo aos parâmetros de compliance, fornecendo um alicerce para que as operações da empresa possam acontecer de maneira organizada e respeitando esse compliance. 

Esse framework pode incluir processos de comunicação interna, controle de riscos, práticas de governança, manejo de dados e tem como objetivo integrar em uma única estrutura todos os requerimentos de compliance de maneira alinhada à operação, demonstrando o comprometimento da empresa não apenas com a mitigação de fraudes e irregularidades, mas, também, com o treinamento e esclarecimento da equipe acerca de seu compliance. 

Melhor prevenir do que remediar? 

Existem diversas formas de encarar o compliance, e, talvez a mais popular delas seja a baseada em ameaças, inseguranças e sanções legais. Porém, também podemos encará-lo por uma ótica positiva, de crescimento assistido, liberdade e independência do negócio. 

Na hora de construir um framework de compliance, essa diferença é primordial: um framework que representa um compliance de defesa vai se guiar pelo que ele não pode fazer - permeado por proibições, “Do”s e “Don’t”s, e um foco na imposição de limites. Enquanto isso, um framework de compliance baseado no crescimento vai se guiar pelo que ele pode fazer. Amparado pelas legislações e boas práticas, esse framework antecipa situações de expansão do negócio, e utiliza essas regras para justificar e embasar suas operações. 

Framework de compliance e segurança digital

É nos frameworks que o compliance e a segurança digital se encontram: são os direcionamentos do framework que mostrarão, através de instruções e aplicabilidades, como as operações digitais podem e devem ser conduzidas para que estejam em conformidade com as exigências do compliance. 

Através de um framework, é possível amadurecer a segurança digital para que ela vá além do básico e do obrigatório e se expanda para atender realmente às necessidades do negócio. Outra forma através da qual os frameworks colaboram com o amadurecimento é a expansão da empresa. O framework garante que a empresa está em conformidade com as mais diversas exigências legais e de mercado, inclusive aquelas de fora do país.

Normas como a GDPR podem parecer assustadoras para as empresas que não têm nenhum tipo de framework de compliance e querem expandir seus negócios para a Europa, por exemplo, mas, para aquelas que já desenvolveram um a partir da LGPD, é um próximo passo lógico. E isso é válido também para outras normas e certificações! 

E agora? Como desenvolver um framework de compliance para a minha empresa?

Compliance e segurança digital não precisam ser assuntos complicados. Se a sua empresa ainda não tem um framework de compliance, você ainda pode reunir as equipes e começar a desenvolver um - a partir das legislações aplicáveis, dos valores da empresa, das normas de compliance e dos caminhos que o seu negócio pretende seguir. 

A Scienti também pode te ajudar com isso! Saiba como. 

Scienti

A Scienti é uma empresa de Compliance & Cybersecurity que espera revolucionar a forma de lidar com esses temas através de sua plataforma.

https://www.scienti.com.br/
Próximo
Próximo

Zero Trust: Por que não posso confiar em ninguém?